Manteiga vegana de pinhão

A proposta de nossa equipe é de fabricar uma manteiga vegana de cultura bacteriana de pinhão com enfoque na preservação da Mata de Araucárias, cuja semente (pinhão) é a principal matéria-prima para a manteiga. O trabalho começa incentivando o plantio, a colheita, comercialização por parte de pequenos produtores e se estende até a entrega de um produto na gôndola com embalagem biodegradável. Queremos disseminar a ideia de que é preferível cultivar a araucária a cortá-la, no entanto, para chegarmos a essa disseminação, precisamos que nosso objetivo fosse concretizado, sendo esta a produção da manteiga vegana de pinhão.Gostaria de enfatizar para aqueles que não estão familiarizados com a Araucária, ela possui pinhas (seus órgãos), onde produz anualmente 40 pinhas, e em cada pinha possui cerca de 100 a 115 pinhões (suas sementes). Para fabricar 1 kg da manteiga, precisaríamos de 400 a 500 g de pinhão, sendo sua estimativa cerca de 30 pinhões.
Problema que resuelve su propuesta
De acordo com a IUCN, a Araucária encontra-se em Perigo Crítico de Extinção. Isso ocorre porque sua presença está restrita a uma fração mínima em comparação ao espaço que já ocupou, por volta de 200 mil km² desde a sua origem, que remonta há mais de 200 milhões de anos. Mas no século XIX iniciou-se a extração de forma desmedida. Atualmente a Mata de Araucárias perde espaço também para a agricultura mecanizada. Com a proibição do uso da madeira desde 2001 ocorreu a desvalorização da espécie e, consequentemente, a perda de interesse na conservação, desestimulando o plantio da árvore. É preciso mostrar aos pequenos produtores que uma renda fornecida pela venda do pinhão pode ser mais significativa que o lucro que obtinham uma única vez com a extração da madeira. É possível focar no comércio das sementes e ainda ajudar a salvar uma espécie em extinção. Por isso a fabricação dessa manteiga é tão interessante, já que preserva ao mesmo tempo em que gera lucro a quem participa do projeto.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Ao acreditar ser possível produzir, consumir e, em simultâneo, preservar o meio ambiente, estamos contribuindo para a preservação de várias espécies, que dependem diretamente da Floresta de Araucárias. As serpentes Philodryas Arnaldoi, por exemplo, vivem exclusivamente nesta mata. Já os pássaros Gralha Azul e o Papagaio do Peito Roxo, apesar de não exclusivos dessas áreas, têm um importante “habitat” nas Araucárias. Persistir na destruição desse bioma é assinar uma sentença de extinção para várias espécies da fauna e flora brasileiras. Além disso, há o impacto positivo ao utilizar embalagens biodegradáveis (de papel), os quais não possuem resíduos nocivos nem em solo, nem nos oceanos, e o melhor é que podem ser reciclados. Isso significa que mesmo que seus consumidores não tenham uma forma de direcioná-las para compostagem, elas podem ser direcionadas para reciclagem através da coleta seletiva. O tempo de sua biodegradação é de 1 a 4 meses.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Pode-se dizer que os oceanos são verdadeiramente o pulmão do nosso planeta. A partir do momento que respirar é condição indispensável para se estar vivo, cuidar dos pulmões significa cuidar da vida e da sua continuidade. Já o meio ambiente envolve a Terra como a pele envolve o corpo humano, protegendo e possibilitando a interação entre todos os seres que no planeta habitam. Cada recife de corais, cada árvore, cada bando de aves constitui elemento fundamental para o equilíbrio do todo.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 2: Fome zero
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Manteiga vegana de pinhão"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Eduarda Hollanda a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Bom día Eduarda!! Meu nome é Lucía e serei sua mentora nesta primeira fase. Agora vou fazer algumas perguntas e comentários que podem servir de guia para aprofundar sua proposta. (1) Na seção de problema que resolve, você poderia explicar melhor como a venda de manteiga de pinhão contribui para o reflorestamento de araucárias (2) O objetivo principal do projeto é reflorestar araucárias ou produzir manteiga vegana? Eu entendo que é reflorestar e que para isso vocês vão vender a manteiga, mas talvez não seja assim. Vocês devem explicar mais claramente o objetivo por que não é totalmente claro (3) Como um bônus, para nós que não conhecemos, vocês podem indicar quantas sementes uma araucária produz e quantas são necessárias para fazer manteiga. Deixo-vos com estes primeiros comentários para seguirmos em frente e continuamos em contato. Não hesite em me perguntar qualquer dúvida que vocês tenham!
Responder
Reportar
hace 2 años