Lá de casa até o mar: travessia das águas.

O projeto “Lá de casa até o mar: travessia das águas” é uma iniciativa pensada por três mulheres com formações diferentes e complementares, que compartilham o desejo de contribuir na melhora da qualidade de vida e saúde das pessoas e do meio ambiente.A proposta consiste na execução de oficinas itinerantes com foco na troca de saberes ancestrais e práticas de fabricação de produtos naturais e sustentáveis, construindo a consciência do caminho das águas e da conexão existente entre os rios, os oceanos e os ralos da nossa casa.O projeto será realizado na cidade de Belo Horizonte, tendo foco nas comunidades que beiram os córregos e as barragens, e nos jovens e adultos que vivem nesses espaços. O trabalho das oficinas será desenvolvido a partir da confecção de produtos de limpeza, higiene, cosméticos e extratos fitoterápicos medicinais, utilizando ingredientes naturais, cotidianos, acessíveis e que, por vezes, são descartados (óleo de cozinha, por exemplo).
Problema que resuelve su propuesta
A proposta proporciona espaços para conscientização das pessoas em relação à problemática da contaminação das águas por químicos oriundos de produtos de limpeza e cosméticos utilizados nos domicílios, a partir do entendimento sistêmico da interconexão entre os produtos que consumimos, as águas doces e o oceano. O projeto também fomenta atitudes que reduzem o descarte inadequado de “lixo” nas águas, uma vez que a autonomia no feitio dos produtos possibilita diminuir o número de embalagens adquiridas, além de incentivar o reaproveitamento de diversos materiais como insumos. Tais ações afetam toda a população situada na bacia hidrográfica em questão, especialmente aquelas pessoas que vivem próximas aos leitos dos rios, córregos e oceanos (comunidades alvo deste projeto), que são mais vulneráveis aos efeitos diretos da poluição das águas.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os principais impactos positivos almejados com o desenvolvimento do projeto são o fortalecimento da autonomia e empoderamento da comunidade para feitio de cosméticos e produtos de limpeza sustentáveis, e a construção coletiva do senso de co-responsabilidade ambiental e integração entre o local e o global. Algumas das mudanças ambientais e sociais esperadas são: redução do consumo de consumo de cosméticos e produtos de limpeza que podem conter compostos potencialmente danosos ao meio ambiente e aos rios e oceanos; fomento às práticas individuais e coletivas relacionadas à economia circular e produção local; e valorização e reutilização de materiais (ex.: óleo de cozinha), transformando o “lixo” em recurso.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
O interesse em nos envolver com a questão dos oceanos e do meio ambiente parte da percepção de que semear pequenas ações locais pode gerar, como frutos, grandes mudanças regionais e globais. O entendimento de que a cidade onde moramos (Belo Horizonte) está localizada em uma região conhecida como o “berço das águas de minas” e que as águas que daqui saem desaguam no mar, foi o fator que nos motivou a escrever esse projeto e dar vazão aos sonhos que temos. Neste sonho, vemos uma comunidade que valoriza os saberes populares e a produção local, sustentável e ecológica. Vemos uma comunidade que entende que o acesso ao meio ambiente é um direito. Vemos uma sociedade social e ambientalmente mais justa. E é por isso e para isso que queremos pôr em prática este projeto!
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Lá de casa até o mar: travessia das águas."

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Débora a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Projeto incrível!
Responder
Reportar
hace 2 años
Obrigada, Vitória!!! Torcendo para conseguirmos colocar em prática!
Responder
Reportar
hace 2 años