You must to enter or to register your account before to support this idea.

doebem

A doebem é uma plataforma online que conecta doadores com ONGs efetivas, selecionadas com base em critérios de qualidade de gestão, transparência financeira e impacto social. A doebem tem como missão fomentar e consolidar a cultura de doação consciente no Brasil e na América Latina, potencializando a captação de recursos para organizações sem fins lucrativos efetivas e, consequentemente, o seu impacto na sociedade.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
Só no Brasil, há mais de 400 mil ONGs que dependem unicamente de doações. Ao mesmo tempo, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), existem mais de 10 milhões de brasileiros que estariam dispostos a mudar de ideia e começar a doar. Entretanto, além da disponibilidade de recursos, as duas principais barreiras que impedem a realização da doação são: - Tempo: disponibilidade de tempo para encontrar uma organização envolvida com uma causa de interesse do doador. - Confiança: estar seguro de que a organização é transparente, irá prestar contas e irá alocar o dinheiro doado de forma devida. Uma pesquisa realizada pela doebem confirma a identificação deste problema a partir do momento em que os respondentes escolheram os itens abaixo como maiores impedimentos para a doação, nesta ordem: - Desconhecimento da credibilidade da ONG - Falta de tempo - Desconhecimento da ONG - Falta de recursos financeiros
Como funciona o seu negócio
Para o doador, a doebem torna o processo de doação simples, seguro e efetivo: - Simples: interface user friendly, concluindo a doação em poucos cliques e sem necessidade de registro inicial - Efetividade: a doebem pesquisa e analisa as ONGs para inclusão em sua plataforma com base em (1) qualidade de gestão (visão, missão, processos, equipe, etc.), (2) transparência financeira (publicação de relatórios, prestação de contas etc.) e (3) potencial de impacto (evidência atualizada de trabalho realizado, baixa exposição à financiamento etc.) - Seguro: a dobem faz um acompanhamento das atividades realizadas pelas ONGs e da destinação dos valores doados Para as ONGs efetivas, por outro lado, a doebem garante recursos para que potencializem o seu impacto na sociedade e façam uma diferença ainda maior no seu entorno.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
A doebem atuará em formato de holding social na qual há uma simbiose entre duas iniciativas: 1. De um lado, a doebem atuará como plataforma intermediária entre doadores individuais e ONGs efetivas livre de taxas, mas com opção de estender a doação também para a doebem; 2. De outro lado, a doebem atuará como intermediária entre grandes corporações e ONGs efetivas através da prestação de serviço de consultoria para que as grandes corporações que queiram impactar o seu entorno, o façam da maneira mais efetiva possível.
Viabilidade financiera
Para que a doebem seja um negócio viável financeiramente, precisamos garantir o fluxo constante de recursos, tanto através da doações, mas principalmente a partir das consultorias realizadas. As soluções atuais de intermediação entre doadores e ONGs cobram uma taxa por transação realizada; isso, entretanto, compromete a imparcialidade e credibilidade do processo, além de reduzir, mesmo que com um baixo percentual, os valores destinados às causas.
Riscos
Para a doebem, o maior risco é a falta de cultura de doação fomentada e consolidada no Brasil. Uma plataforma que intermedia a relação entre dois agentes só existe se ambos os agentes fazem parte dela. Por este motivo, a doebem estudou o perfil ("persona") do doador brasileiro através de pesquisas de terceiros (IDIS), pesquisa própria e teste para identificação de early adopters. Também está envolvida com o movimento #diadedoar, além de ter lançado uma campanha mostrando o lado positivo de doar, não apenas para a ONG, mas também para o próprio doador. Esta mudança cultural no nosso país é algo com que a doebem está comprometida e terá um impacto de longo prazo para a nossa nação.
Equipe
Elisa Mansur e Guilherme Samora partilham da missão de impactar a realidade na qual vivem de forma eficiente e baseada em dados. Membros do movimento Effective Altruism, com histórico de trabalho voluntário na Educação e atuação estratégica em ONGs, um total de oito anos de experiência em multinacionais ao redor do mundo e dedicação à educação empreendedora na Draper University, Artemisia, Yunus, Fundação Estudar e Stanford, os co-fundadores conhecem o problema e estão determinados a resolvê-lo.
Escalada
Em seu planejamento estratégico, a doebem já possui pretensões de expansão para o restante do Brasil e para a América Latina. Para viabilizar a escalabilidade da solução, há a necessidade de: - Realizar análise das ONGs nos outros Estados brasileiros e países da América Latina - Promover a cultura de doação para outros Estados e países - Operacionalizar as formas de pagamento internacional Segundo planejamento, a partir do 2o Semestre de 2017, a doebem já estará atuando em outros Estados fora do Sudeste brasileiro; a atuação internacional, por outro lado, está prevista para 2019. O modelo da doebem é altamente escalável, uma vez que atua como uma plataforma intermediária - quanto maior a abrangência em outros Estados e países, mais a doebem poderá fornecer recursos para ONGs efetivas potencializaram o seu impacto na sociedade.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
A doebem está em busca da melhoria contínua e do aumento do impacto na sociedade. Por isso, o principal objetivo para a participação da doebem no Yunus Social Business Challenge Brasil é buscar feedback, mentoria e exposição para botar seu modelo à prova e aprimorar ainda mais a estruturação do seu negócio social. Desta maneira, poderemos impactar ainda mais ONGs e, consequentemente, ainda mais pessoas de forma positiva.
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "doebem"

Collaborate

Sign up or sign in to help Elisa improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

necesssito de 1 contato via telefone
Answer
Report
1 year ago

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "doebem"