Mão Santa

A Mão anta é um negócio ocial engajado na promoção da
incluão ocial conectando o potencial do proÆionai
autônomo da comunidade, principalmente mulhere, com a
demanda por erviço reidenciai de qualidade no Rio de
Janeiro.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
Na cidade do Rio de Janeiro são recorrentes as reclamações em relação à pontualidade, comprometimento, cuidado com o ambiente, garantia e preço dos serviços. Diante disso, a Mão Santa tem a missão de incluir em sua rede, profissionais autônomos das favelas, principalmente mulheres, propondo uma mentalidade de melhora comportamental e técnica, a fim de conquistar a confiança dos clientes e oferecer um serviço de qualidade. Ao mesmo tempo, existem profissionais autônomos qualificados nas favelas, inclusive mulheres, que fazem reformas, reparos e manutenção, e não têm acesso a uma constante demanda de trabalho. Neste contexto, a Mão Santa busca, principalmente nos bairros da Zona Sul e do Centro do Rio de Janeiro, conectar o potencial destes profissionais com o objetivo de solucionar os principais problemas dos clientes mencionados acima.
Como funciona o seu negócio
A intermediação entre o profionai e o moradore do airro é feita atravé do weite e do Faceook. Porém o traalho realizado vai muito além da imple intermediação via tecnologia. A Mão anta opera deenvolvendo rede de parceria etratégica com a Patoral PUC-Rio (damo hora complementare para o aluno); a quipe xprea (rede de mulhere qualifcada do etor da contrução civil); e a Rede Cidadã (aplicação de metodologia comportamental). Além dio, a equipe da Mão anta realiza eu próprio treinamento comportamental, coaching e oferece consultoria gratuita para qualifcação e formalização (MI) do profsionai. A intenção da Mão anta é gerar ignifcativo impacto ocial na vida do moradores do airros do Rio de Janeiro. Para o cliente a experiência de um erviço com a garantia áica, profional, e a certeza de etar contriuindo com a incluão da mulhere no mercado de traalho.Para o profionai, o incremento de renda e deenvolvimento
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Noa principais receita vem de uma porcentagem que adicionamo ao orçamento profissionais do parceiro. Noo cuto fixo incluem a conta de telefone de 39 reais ao mê, Contribuímos com 50 reais da internet da nossa sala, localizada dentro da favela Vila Parque da Cidade e o CNPJ do MI que cuta 50 reais por mê. Noo cuto variáveis ão a passagens de ônibus necessária para a viita. Além disso, de vez em quando necessitamos investir na empresa com tecnologias avançadas ou quando renovamos a nossa sala.
Viabilidade financiera
Dede que começamo já realizamo mai de 50 erviço faturando uma media de 5 mil reais e tivemos 100% de atifação do cliente. Alem disto, realizamo um curso comportamental para aperfeiçoamento dos profissionais da rede Mão Santa. Temo um impacto social diário por estarmo na comunidade, onde operamo um quadro de oportunidade com curso oferecido pelo NAI e CFT e vaga que etão endo oferecida. Também realizamos a intermediação entre profissionais mai experiente com profissionais que necessitam de aprendizado prático para que ete também possam ingrear no mercado de trabalho. Procuramo também trazer mulheres para a construção civil já que nesta área existem majoritariamente homens e acreditamo numa igualdade trabalhista.
Riscos
Precisamos nos orientar juridicamente. Além disso, temos um número limitado de serviços que podemos realizar por semana em detrimento dos sócios terem que cuidar da administração além das visitas. Se tivéssemos um funcionário ficaria mais fácil de cuidar da operação, porém não temos capital de giro.
Equipe
Dirce Gloria Maria (Sócia) - Pedreira e pintora formada pelo Mão na Maa com 20 ano de experiencia no setor. Guilherme (Sócio)– Formado em Administração pela PUC-Rio, 4 anos com projeto social e há 2 anos na Mão Santa. Dez meses incubados no Gênesis, ganhou prêmios de Maratonas de Negócio Social do Sebrae e Shell Iniciativa Jovem. Juliana Silva rito (Sócia)- Formada em engenharia elétrica pela PUC-Rio e mestranda em Nanotecnologia com conhecimento de tecnologia e programação.
Escalada
O que queremos realizar é uma mudança comportamental nas pessoas, nos profissionais autônomos de uma forma em geral no Brasil, mas sabemos que isso demanda tempo e muito trabalho de base, de educação profissional. Nosso intuito é passar a importância da qualificação profissional, do profissionalismo para que as pessoas da nossa rede vejam valor e entenda que é possível exercer ou prestar o serviço de uma forma melhor e diferente. O nosso objetivo maior é que se tenha uma resignificação do trabalho para os profissionais. Temos essa causa do serviço de qualidade e temos a meta de atingir mais favelas não só do Rio de Janeiro, mas como diversos lugares do Brasil. Além da escala de replicação nas favelas, também podemos escalar de forma horizontal, ampliando os nossos produtos, não apenas com pintura, elétrica e hidráulica, como serviços de eletrodoméstico, jardineiro, cozinheiro, por exemplo.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
A Mão Santa é um negócio social em sua essência. Além do impacto social que já realizamos na comunidade Vila Parque da Cidade, nossa intenção é que depois que o negócio estiver mais consolidado, seja possível conseguir gerar esse impacto de desenvolvimento local dos bairros da cidade do Rio de Janeiro (favela /asfalto). Para que essa nossa missão se torne realidade é fundamental que a gente esteja dentro da rede e do programa Yunus Challenge. Estudo e respiro negócios sociais há dois anos e o Yunus é minha maior referência. Fui selecionado para viajar com o Yunus durante o Fórum Mundial de Negócios Sociais em Milão e não pude participar por ter tido um compromisso familiar que não poderia perder. Então, vemos como grande oportunidade de nos aproximar da rede da maior referência em negócios sociais e potencializar ainda mais o impacto social do negócio social Mão Santa.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Mão Santa"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Guilherme Sucupira a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario