Madeiras de Currais de Pesca

No Brasil, Laguncularia racemosa conhecida como mangue-branco, é a principal espécie arbórea utilizada para a construção desses currais. Os currais de pesca são armadilhas fixas com varas e arames estrategicamente implantadas no solo de modo a aprisionar cardumes para dentro de um cercado pelo movimento das marés. A extração de madeira de mangue para construção de currais tem se apresentado como uma atividade bastante intensa em relação aos outros usos e atividades de subsistência, pois os currais devem sofrer reparos pelo menos uma vez ao ano. Portanto para o uso racional da madeira, a durabilidade natural é uma característica importante a ser avaliada. Partindo dessas informações, das atividades das madeiras de mangue para currais de pesca, assume-se as hipóteses que i) Laguncularia racemosa possui resistência natural quando submetida ao contato contínuo com a água ii) Laguncularia racemosa não possui resistência natural quando submetida ao contato contínuo com a água.
Problema que resuelve su propuesta
Afeta as florestas de manguezais, na Costa Amazônica brasileira, as consequências do desmatamento são: aumentos da concentração de CO2 na atmosfera, perda de fauna e flora e proteção costeira, as causas são pela a troca das madeiras dos currais a cada 6 meses e é importante resolver o problema pela resiliência do ecossistema que caso continue vai afetar diretamente as comunidades costeiras.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os impactos positivos seria a manutenção e resiliência do ecossistema de manguezal, escolha de madeiras mais resistentes como alternativos, as mudanças ambientais seria a conservação da espécie arbórea de Laguncularia racemosa assim como a fauna associada a ela, e como social é a mudança de comportamento dos extrativistas estuarino costeiras especificamente os pescadores de currais.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Primeiro porque estamos na Década do Oceano e também por trabalhar a anos com as comunidades costeiras, vemos diferentes problemáticas, e essa é mais uma que vamos tentar propor soluções, dessa forma, tentar manter a conservação das nossas florestas de manguezais.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Madeiras de Currais de Pesca"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Madson Lucas a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Boa tarde Madson!! Meu nome é Lucía e serei sua mentora nesta primeira fase. Agora vou fazer algumas perguntas e comentários que podem servir de guia para aprofundar sua proposta. (1) Qual é o objetivo geral da sua solução? Poderíam colocar mais detalhes de qual é a solução ao problema que vocês acharam. (2) Qual é o público objetivo da sua proposta? Que pessoas poderiam acessar sua solução? Pescadores, comunidades perto da agua, etc... (3) Para a validação da proposta, você sabe com quem pode validá-la? Os deixo com estes primeiros comentários para que vocês pensem e trabalhem. Continuamos em contato! Não duvidem em me perguntar qualquer dúvida que vocês tiveram!
Responder
Reportar
hace 2 años