Projeto sentinela do brejo

A perda de habitat é uma das principais ameaças que afetam a biodiversidade. As áreas úmidas (AUs) são exemplos de ambientes que foram historicamente prejudicadas por serem consideradas improdutivas, fator este que permitiu com que fossem transformadas em plantios. A tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa) é uma ave é considerada quase ameaçada no estado do Rio Grande do Sul que constrói projeto tem como objetivo analisar a influência da perda histórica de AUs na distribuição geográfica e isolamento populacional da espécie, contribuindo para que estratégias de conservação sejam executadas, tanto para a espécie quanto para o ambiente. Além da amostragem a campo durante o período reprodutivo (história natural) e análise genética das populações, serão gerados modelos de distribuição de espécies através de dados provenientes da ciência cidadã em nossas redes sociais. A divulgação científica tem objetivo de aproximar a sociedade dos objetivos, perguntas e resultados da pesquisa.
Problema que resuelve su propuesta
Os resultados obtidos no projeto proporcionarão subsídios para elaborar estratégias eficazes de conservação e manejo da espécie e das AUs em que G. yetapa está estabelecida. Com base no isolamento das populações, sugere-se a revisão da categoria de ameaça de G. yetapa no estado do Rio Grande do Sul, além de indicar potenciais áreas de proteção para a espécie. O estudo e conhecimento sobre a biologia reprodutiva e genética das populações, juntamente com a modelagem de nicho, elucidará questões relacionadas à distribuição geográfica e servirá como base para estudos futuros em dinâmica populacional e comportamentos relacionado ao sexo. Além disso, os padrões genéticos e ecológicos encontrados podem auxiliar em estudos sobre impactos antrópicos em outras espécies de aves que utilizam AUs em seu ciclo de vida, incluindo espécies ameaçadas de potencial interesse conservacionista, como Xanthopsar flavus e Xolmis dominicanus.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Pretende-se com este projeto, engajar os proprietários das áreas amostradas na conservação tanto das áreas úmidas quanto da fauna e flora típica destes ambientes. A coleta de dados e a divulgação científica pelas redes sociais também serão uma forma de envolver cidadãos ativamente na pesquisa científica, coletando dados e auxiliando na conservação das espécies. Palestras e conversas sobre o assunto serão amplamente divulgadas nos órgãos públicos municipais para que o maior número de pessoas conheça a espécie. Com a estimativa populacional, poderemos propor iniciativas nas cidades amostradas para proteção e manutenção dos ambientes, como educação ambiental e a importância da ciência cidadã.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A preocupação com o meio ambiente está presente em mim muito antes de me tornar pesquisadora, pois cresci no interior do RS onde as áreas naturais foram drasticamente diminuídas e convertidas em plantio. Este gosto me levou à graduação em Ciências Biológicas (UFSM/PM) onde a licenciatura surge como uma forma de levar o conhecimento adquirido ao maior número de pessoas. O amor pelas aves e a vontade de contribuir com a conservação das espécies me levou ao mestrado em Ciências Ambientais (UPF) onde, mesmo sem bolsa, passei a estudar a tesoura-do-brejo. Este projeto é uma continuidade deste trabalho, que novamente sem recursos, vem sendo iniciado na UFSM no doutorado em Biodiversidade Animal. Esta seria uma oportunidade de conseguir fundos para as amostragens à campo e também uma incrível contribuição para meu desenvolvimento pessoal e profissional, uma vez que a comunicação científica será fundamental neste projeto.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 15: A vida em terra
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto sentinela do brejo"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a THUANI LUISA SALDANHA WAGENER a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Bom día Thuani!! Meu nome é Lucía e serei sua mentora nesta primeira fase. Agora vou fazer algumas perguntas e comentários que podem servir de guia para aprofundar sua proposta. (1) Poderíam vincular mais a proposta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Pense nesta pregunta: Como sua ideia se encarrega de resolver um problema relacionado com os ODS? (2) Qual é o perfil das pessoas que se beneficiam do seu projeto? (3) Se vocês já têm um modelo de negócio desenhado ou pensado para financiar seu projeto de forma que dure ao longo do tempo, é bom especificá-lo. Por enquanto, eu deixo vocês com esas ideias para que pensem e trabalhem. Continuamos em contato! Não duvidem em me perguntar qualquer dúvida que vocês tenham!
Responder
Reportar
hace 2 años
Obrigada Lucía!
Responder
Reportar
hace 2 años
Querida, talvez uma alternativa para ajudar na execução da tua pesquisa seja o programa de bolsas do FUNBIO. Até o dia 1° de agosto você pode se inscrever e participar da seleção de bolsas de até R$ 38 mil para doutorandos. Como as bolsas são destinadas para os campos das pesquisas relacionadas à conservação da biodiversidade, talvez tu tenhas bastante chance. Boa sorte!
Responder
Reportar
hace 2 años
Obrigada Priscila! Irei enviar sim
Responder
Reportar
hace 2 años